A IDENTIDADE DO SEU NEGÓCIO

Já se colocou no lugar dos seus clientes para saber qual a imagem que têm do seu negócio? Um espaço cuidado traduz uma preocupação pela qualidade de vida daqueles que o ocupam e gera uma maior reputação e aceitação por parte do público.

O design surgiu no final do século XIX associado à necessidade de industrialização de produtos. Um século depois surge como uma ferramenta poderosa e determinante na criação de produtos, espaços, objectos ou serviços.

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Em Portugal, a década de 70 do século XX é considerada por muitos especialistas um expoente áureo no que respeita à construção de espaços de comércio e serviços, onde várias disciplinas do design e da arquitectura foram alta e simultaneamente exploradas. A persistência destes espaços à passagem do tempo e a sua conservação na memória das pessoas deve-se em parte, a um denominador comum: o Design.

A maioria dos micro ou pequenos empresários acreditam ainda que o investimento em Design está apenas ao alcance das grandes empresas, contudo o mercado actual apresenta-se cada vez mais competitivo e a sobrevivência de qualquer negócio que se queira emancipar ou revelar diferenciador, depende da eficácia da comunicação e da imagem que transmite perante o público alvo.

O nosso desafio é acrescentar valor ao seu negócio, activando ou reactivando no espaço uma marca que comunique com os clientes sobre os seus produtos e serviços.

SUGESTÕES

SOLIDEZ
Sabia que perante a diversidade e homogeneização da qualidade de produtos e serviços, os consumidores são atraídos pelo poder da imagem? Reforce a confiança e segurança dos clientes e cative novos mercados através de uma identidade corporativa cuidada, transpondo para o espaço onde interage com clientes e fornecedores, um Design que represente a missão, valores e solidez do seu negócio.

UTILIDADE
O Design é uma ferramenta fundamental para aumentar a competitividade das empresas, tendo como missão primordial resolver problemas funcionais. Contudo, a extensão da imagem pelo espaço físico da empresa confere ao negócio uma qualidade acrescida e diferenciadora. Recepção, zonas de exposição, salas de reunião ou circulações são suportes privilegiados para alojar a comunicação e divulgação do seu negócio.

BELEZA
A imagem de um espaço comercial – bens de consumo ou serviços – é o prolongamento da personalidade dos seus promotores e, muitas vezes, esta imagem extende-se à identidade do negócio. A reputação e distinção positiva de uma imagem de marca obtém-se a partir de um inevitável processo de comparação e implica a aceitação unânime do produto ou serviço por parte do público.
É evidente que a ideia de “belo” é temporal e culturalmente variável. Contudo, através da descodificação de inúmeras imagens de marca criadas ao longo do tempo, concluímos que o envolvimento de profissionais das áreas da arquitectura e do design na construção de espaços e cenários de negócio, é determinante para uma abordagem criativa, equilibrada, eficaz e mais duradoura.

VIABILIDADE
A criação de uma marca não se resume à produção de um nome ou logótipo, trata-se da concepção de uma identidade sobre a globalidade do negócio. O design promove a comunicação e ajuda a alavancar a actividade, podendo o investimento não ser avultado e rapidamente recuperado através da exponencial aceleração do crescimento do negócio. Quando os recursos para investir no espaço da sua empresa são reduzidos, desenvolva uma estratégia estruturada e faseada para melhorar a imagem da sua empresa – o investimento de uma verba do seu orçamento ou das suas receitas em Design é certamente uma aposta ganha.

Design é personalidade e valor acrescido.

Vidio: Design PT – Episódio 3 – RTP Play – Rtp

Créditos:
Img. 01: Loja no Porto www.flickr.com/photos/joaquim_chaves/16847041568/
Img. 02: Interior Hotel Vincci the Mint, Madrid. www.vinccihoteles.com/eng/Hotels/Spain/Madrid/Vincci-The-Mint/Photos-and-Videos?t=3
03: AESOP CORSO MAGENTA, Milão http://www.dimorestudio.eu/projects/aesop-corso-magenta/